quinta-feira, 28 de julho de 2011

O Sistema D1D6 - parte 1

Tenho uma obsessão a mais de 2 anos, que persegue durante todas as horas dos meus dias: criar um sistema simples, rápido e com foco narrativo. Eu crio muitos sistemas, muitos mesmo! Só não achava que devia ficar postando toda a porcaria feita de dados, números e histórias, que me viesse na cabeça.

Pois bem... mudei de idéia. Lendo Sartre hoje pela manhã me deparei com sua idéia de que a produção literária e artística... áááá... deixa pra lá! Resumindo, escrever para se compreender. Acho que me compreender através do design de jogos é muito pretensioso, mas entrei numa Virtual Insanity.. E como quero me libertar dessa obsessão, vou escrever.

Vai aí o D1D6.

O D1D6 é um meta-sistema narrativo, genérico, super simples, e de mínimos recursos. É um sistema de um dado de seis faces, o Sistema D1D6. E ele funciona a partir de Personagens compostos por Conceitos.

Mas o que é um Conceito V?

Conceito é aquilo que define como é um Personagem. Geralmente é dado por um adjetivo, substantivo ou título/profissão/raça/etc. como: Sedutor, Arqueiro, Espadachim, Louco por Naiane, Paladino da Justiça, Raio Ótico, Caçador, Príncipe, Ladrão, Escolhido, Chefe da Máfia, Nerd, Super-forte, Anão das Montanhas, Membro da Elite-X, etc. Um conjunto de Conceitos compõe um Personagem.

As linhas gerais para a criação de Conceitos está ligada ao sistema CGC, que será explicado na parte 2.


3 comentários:

  1. Cara, eu e um amigo meu (principalmente ele) tbm temosm isso de querer criar um sistema simple a toda hora, ja criei alguns como por exemplo um que não usa dado:
    http://talesmedieval.blogspot.com/2011/06/sistema-simples-sem-dado.html
    Ele cria sistemas ou pelo menos tem uma ideia quase todo dia e quase sempre que foca num sistema acaba desistindo em uma semana.
    XD

    ResponderExcluir
  2. talvez seja um "eu" de uma terra paralela que abriu um portal e veio p cá, pq sou exatamente assim...

    ResponderExcluir
  3. Interessante! Por isso meu blog tem o nome que tem, rpgsimples.

    Na época, eu deveria ter feito o que você faz: não divulgar qualquer coisa. Mas foi errando que aprendi.

    Continuarei acompanhando e estou lendo a nova postagem.

    No RPG Pará, um colega de blog criou um sistema para novatos que parece lembrar o seu em alguns pontos, mas nunca joguei.

    http://rpgpara.blogspot.com/2011/08/dragon-age-rpg-x-novatos-x-sistema.html

    Gilson
    http://rpgsimples.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...