segunda-feira, 25 de maio de 2009

O BÁSICO SOBRE O SISTEMA RISUS

Este sistema é simplesmente genial, ele foi concebido por S. Jonh Ross (traduzido aqui por Alexandre Amaral) para rolar histórias mais puxadas para sátiras de rpg, mas se o grupo quiser dá p rolar uma campanha séria com ele. O coinceito chave é muito bem bolado: Vc cria seus personagens através de uma combinação de CLICHÊS tipo viking, ladrão, matoqueiro, repórter, mago do gelo ou outro bagulho que as suas mentes insanas quiserem. Vc tem 10 pontos (ou 10d6) para formar uma combinação entre os clichês que vão compor seu personagem. Alguns exemplos (limitado por 10d6):

Conan: Ladrão 2, Bárbaro 4, Pirata 2, Rei 2.
Legolas: Elfo 4, Arqueiro 4, Guerreiro 2.
Príncipe da Pérsia: Acrobata 2, Príncipe 2, Areias do tempo 3, Assassino 3.
Kratos: Espartano 4, Lâminas do Caos 4, Semi Deus 2.
Um Ent: Gigante 5, Árvore 5.



Sacaram a idéia? Daí vc interpreta os clichês de acordo com o cenário que vcs escolherem, levando em conta aquilo que vcs vêem em filmes, séries, quadrinhos, desenhos animados ou nos próprios mundos de rpg já existentes, é possível por exemplo usar como clichês as raças e classes de D&D (que já são de fato clichês...).

O SISTEMA

Vc rola contra dificuldades estabelecidas pelo mestre, com o clicê apropriado para a ação claro. Cada ponto representa 1d6 a ser rolado, o total do teste é somatório dos valores de todos os dados.

Dificuldades:
5: coisas super fáceis, rotineiras para profissionais.
10: desafio para profissionais.
15: desafio heróico. Para ações dignas de dubles.
20: desafios para mestres. Dificuldade quase sobre-humana.
30: você TEM de estar brincando. Dificuldade sobre-humana.

COMBATE

Os combates ou qualquer tipo de contenda com outro personagem é resolvido como um teste resistido com os clichês mais apropriados. A cada turno de disputa o perdedor da disputa reduz o clichê usado no teste em -1, até que ele se esgote, representando que ele foi enfraquecido, está com moral baixa ou que está mais perto de sua derrota. Quando um dos lados chegar a Clichê (0), será derrotado.

"Eventualmente, um lado ficará de pé. Neste ponto, os vencedores decidem o que fazer com os perdedores. Uma derrota não indica que o personagem morreu; depende da situação. Numa corrida, o perdedor chegaria em segundo.
Os personagens não precisam usar os mesmos Clichês a cada turno de combate. Por exemplo, se um personagem usar o Clichê Soldado em um turno, e no outro usar algum Clichê apropriado (ou não), seria legal. Mas, se algum personagem chegar a zero em algum Clichê, ele foi derrotado.
Dados perdidos em combate são recuperados após este, numa velocidade que fica a critério do mestre. Se o combate foi com veículos (como aviões ou carros) estes também precisam ser consertados."

Caso um personagem se envolva numa situação em que não possua o clichê apropriado ele recebe dois dados para usar como o Clichê apropriado para a ocasião, e o personagem com o clichê apropriado receberia bônus de 2 dados, o show não pode parar!

Existem outras regras, algumas boas, outras muito ruins, mas esse é o básico e com isso dá p fazer muita coisa legal. Quem quiser mais visite http://fashion.rpg.vilabol.uol.com.br

Divirtam-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...