quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

MANOBRAS E FAÇANHAS DE COMBATE PARA RASTRO DE CTHULHU (GUMSHOE)

O sistema Gumshoe tem um trunfo que é o gasto e a reserva de pontos. Isso dá uma flexibilidade muito boa para o sistema. O gasto de pontos sempre representa um esforço por parte o personagem e isso pode ser usado de inúmeras formas dentro do jogo. Ele possibilita uma veia narrativa Old School, junto com a facilidade da tendência indie, isso tudo sem tirar a mensurabilidade das capacidades dos personagens no jogo.

Abaixo estão alguns exemplos da flexibilidade do sistema. Com certeza há ainda outras possibilidades para serem exploradas.

Ataque Poderoso: o personagem pode gastar 1 ponto de sua reserva de Atletismo para causar +1 ponto de Dano. Pode haver, ou não, limites para esse gasto.

Mira: o personagem se concentra durante um ou mais turnos. Cada turno de concentração adiciona +1 em sua reserva de Armas de Fogo. Enquanto está mirando, o investigador recebe um redutor de -1 em seu Limiar de Acerto. Caso sofra um ataque de Briga ou Armas Brancas o investigador perde todos os bônus acumulados, mesmo que não seja atingido e sofra danos. No caso de ser atacado com Armas de Fogo ele só perde o benefício se for alvejado.

Estratégia Ofensiva: o investigador pode subtrair qualquer nível de seu Limiar de Acerto e adicionar como reserva para seu próximo ataque com Briga ou Armas Brancas.

Estratégia Defensiva: o investigador pode usar 1 ponto de sua reserva de Briga ou Armas Brancas (a habilidade que estiver usando no momento) para adicionar +1 ao seu Limiar de Acerto durante um turno. Fazer essa troca conta como uma ação e o investigador perde seu direito de atacar.

Desarmar: declare que a intenção do investigador é desarmar o oponente. Faça um teste de ataque normalmente, caso obtenha sucesso a arma do oponente é arremessada a 1d6+1 metros de distância. Você pode gastar 2 pontos de sua reserva de Briga para ficar com a arma do seu oponente ao invés de arremessá-la.

8 comentários:

  1. Bacana o artigo, em relação a Mira, acho importante que vc limite a quantidade de turnos que ele pode usar essa "manobra" em no máximo 3 (parto do princípio que os bônus recebidos são automaticamente incluídos na próxima rolagem de Armas de Fogo).

    ResponderExcluir
  2. Apenas para completar, elas seriam bem aplicadas em aventuras na linguagem pulp.

    ResponderExcluir
  3. Bem interessantes, assim o sistema começa a se mostrar mais versátil.

    ResponderExcluir
  4. Interessante a ideia, vejo a influência do Dragon Age RPG, e se encaixou bem com o GUMSHOE, a meu ver.

    PS: Araruama? Não sabia que havia mais "adeptos do Mythos" aqui na região, haha! Devo montar um grupo de Rastro aqui em Cabo Frio em breve.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. --Correção do anterior--
    @Vmascarado: Pode me adicionar no MSN pirataviking[at]hotmail.com! =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...